segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Acontece | SPTW 2019


Acontecendo 'right now': São Paulo Tech Week 2019!

Uma semana com muito conteúdo, muito conhecimento e muitas oportunidades! :D visite e aproveite: https://www.saopaulotechweek.com/
São Paulo Tech Week | 23 a 29 de novembro, 2019.


terça-feira, 19 de novembro de 2019

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

Dia 19 de novembro é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data que foi lançada pela ONU - Organização das Nações Unidas - para valorizar e incentivar as mulheres empreendedoras. 
Elas vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios, mas ainda vivenciam muitos desafios, além do acúmulo de funções domésticas e familiares, como a gestão de tempo, marketing do negócio, concessão de crédito, para listar os principais.
Nos ultimos dez anos, as taxas de mulheres empreendedoras têm crescido em todo o mundo,  os registros do GEM - Global Entrepreneurship Monitor - mostram um aumento de mais de 65% dentro deste período.
Ainda, conforme dados da Rede Mulher Empreendedora, o impacto feminino na sociedade é amplificador, pois quando elas prosperam financeiramente não investem somente nelas, mas nos filhos, na família e na comunidade onde vivem, o que causa um efeito multiplicador em toda sociedade.
Esta data celebra e apoia a entrada de mulheres no universo corporativo, visando gerar impactos positivos nas discussões sobre o assunto, bem como criar visibilidade e incentivo à novas oportunidades.
Vários fatores também são destacadamente discutidos nesta ocasião, como o fato de as mulheres estarem mais propensas a ganharem menos que os homens em posições similares e a trabalharem em empregos informais, e o fato de globalmente as mulheres estarem mais propensas a trabalharem em empregos vulneráveis subvalorizados. Dados de todo o mundo podem ser encontrados na página da OIT - Organização Internacional do Trabalho - organização esta que, inclusive, comemora seu centenário neste ano de 2019.
O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é celebrado em 144 países, e visa incentivar a entrada de mulheres no mundo dos negócios, e mais do que um dia comemorativo, é um movimento para aumentar a oportunidade de participação das mulheres no mercado de trabalho. Quanto mais oportunidades e apoio as mulheres tiverem para iniciar seus próprios negócios, melhor será o contexto ao redor delas.
Em suma, seja mulher ou homem, aproveite esta data para incentivar alguém a colaborar com este propósito. Quanto mais conhecimento e mais oportunidades, maiores as chances de criarmos um futuro melhor para nossa sociedade. :)


S|A
Fontes: https://www.ilo.org/global/lang
Eventos nas plataformas Sympla / Eventuzz / Rede Mulher Empreendedora
https://blog.sage.com.br | https://exame.abril.com.br/negocios
https://datasebrae.com.br/ relatório executivo GEM.

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Série | Gestão Eficiente

A busca por processos cada vez mais eficientes tem sido uma constante na administração de negócios. A tarefa exige metodologia  e contínua incorporação de boas práticas.
Nos ultimos tempos, as Tecnologias da Informação e o processo de Transformação Digital estão  acelerando as formas de administrar.

Novos desafios vêm sendo encontrados e há uma maior busca por agilidade neste processo, uma vez que as mudanças também estão acontecendo mais rápido e o tempo de resposta exigido tem sido encurtado.

Neste cenário surgem novas ferramentas gerenciais, e ressurgem tantas outras com nova releitura, em busca de alavancagem dos resultados.

Em breve aqui no blog, falaremos sobre algumas dessas novas ferramentas, e bora acompanhar melhorar nossos processos de gestão! ;)


S|A

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

#Compartilhe | + Criatividade, Conhecimento, Cores, Boas Ideias!

Este é o post de número 3 - e o último deste ano - da série #compartilhe!

Essa sequência de posts surgiu das fotografias dos recadinhos deixados em revistas e livretos que deixei para doação nas estantes do projeto 'livro na faixa'.

Desta terceira remessa, destaque para #compartilhe + criatividade, + conhecimento, + cores e + boas ideias
! 







Ah, e claro, compartilhe mais livros e mais boas histórias! ;)



S|A - 2019

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

#Compartilhe | + Atitude, Aventura, Bons Valores!

Este é o post de número 2 da série #compartilhe!

Como escrito no post anterior, sempre fui muito fã de livros e revistas, e resolvi compartilhar um pouquinho alguns títulos de livretos que já li em  postos do projeto 'livro na faixa', estantes que ficam localizadas em alguns terminais de ônibus que transito com frequência na zona sul da capital de São Paulo.

Nestes livretos e revistas sempre tem na página inicial pequenas mensagens que foram fotografadas para esta série, que virou post blog e stories ;) 

Destaques da segunda remessa remessa:



#Compartilhe + Bons Valores, + Atitude e + Aventuras!

Ah, e claro, compartilhe mais livros e mais boas histórias! ;)



S|A - 2019




segunda-feira, 30 de setembro de 2019

#Compartilhe | + Sorrisos, Cultura e Bons Hábitos!


Desde o início deste semestre iniciei um projeto que nomeei de #compartilhe!


Sempre fui muito fã de livros e revistas, e resolvi compartilhar um pouquinho alguns títulos de livretos que já li em  postos do projeto 'livro na faixa', estantes que ficam localizadas em alguns terminais de ônibus que transito com frequência.

Nestes livretos e revistas que  entreguei para doação, escrevi com caneta na página inicial pequenas mensagens e fotografei para ter o histórico, que também virou uma série de stories e de posts aqui no blog.

Da primeira remessa:






#Compartilhe mais sorrisos, mais cultura e mais bons hábitos!
Ah, e claro, compartilhe mais livros e mais boas histórias! ;)






S|A - 2019

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Reflexão | Busque sua Luz



Alguns dias não estamos tão bem, e não há nada de errado nisso.
Mas sempre busque sua luz. Seja luz.
E se for possível, ajude a iluminar o caminho de mais alguém também.

@azevedosimeia

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Gamificação para Colaboração | Google Local Guide



Proud to be among the 5% of Google's Top Local Guide - SP!

Desde que comecei a contribuir com o Maps do Google, todos os meses recebo uma espécie de  newsletter falando sobre minhas contribuições, os views das minhas fotos e das minhas indicações.
Conforme vamos avançando nos posts, vamos recebendo informações diferenciadas, suporte da comunidade global e até mesmo incentivos maiores, como os convites de concurso para concorrer a viagens do encontro anual dos local guides na terra natal do Google, mais especificamente, na California!!! 
Este é um mecanismo colaborativo e conta com algumas ferramentas gamificadas para gerar engajamento e contribuição.
Em breve publicarei mais conteúdos exclusivos sobre o que é gamificação, quais seus principais gatilhos, possibilidades de sua utilização para gestão em RH e como aplicá-la para melhorar seus resultados! 


Por S|A
Simeia Azevedo - Google Local Guide
@azevedosimeia

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Dica de Leitura | Seja Singular!

Ser singular é ser único, incomparável, original, notável, extraordinário.
Com essa breve definição Jacob Petry e Valdir Bündchen abrem este livro, que tem como mote falar sobre situações da vida e o posicionamento de certas personalidades diante de cada uma delas.

Para começar,  exemplos empresariais: temos o histórico da queda da Blockbuster por não se dar conta a tempo de que um novo modelo de negócios estava começando a aparecer. Quando resolveram atentar para o que estava acontecendo, já era tarde. Netflix já estava ganhando relevância, e já estava influenciando a mudança dos hábitos de consumo dos clientes.

O primeiro exemplo citado no livro é referente a uma marca, mas na sequência os autores falam sobre os tipos de inteligência e como cada indivíduo se apropria delas.

Há exemplos bem interessantes, como o do homem com índice de Quociente de Inteligência altíssimo (dos mais altos registrados na atualidade), mas que trabalhou a maior parte da vida muito mais com habilidades operacionais simples do que com atividades mais complexas, que seria intuitivamente o mais esperado pelo seu perfil de inteligência; e exemplos bem estimulantes, como o das pessoas com quociente de inteligência absolutamente comum, mas com tanta determinação em suas convicções que se tornaram verdadeiros exemplos inspiradores, 'cases de sucesso' da vida real.

Uma das top frases do livro: "só o que pode nos impedir de chegar aonde queremos são as distrações", ou seja, se temos um objetivo claro e factível podemos ir caminhando até ele, construindo uma ponte para chegar no estágio que queremos estar, por exemplo, no nosso desenvolvimento pessoal.

Os autores também abordam o ponto de vista de pessoas que alcançaram grandes resultados e a relação delas com a criatividade e com o aprimoramento de ideias e a conexão com conhecimentos anteriores

Eles ressaltam também que não devemos só saber que somos únicos, mas que devemos desenvolver e valorizar nossos talentos e aptidões.
Em suma, é uma leitura bem agradável e recomendada! 😉


Por S|A
Seja Singular! As incríveis vantagens de ser diferente. Jacob Petry; Valdir R. Bundchen - Faro Editorial.

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Reflexão | O que Realmente Importa para Você?

Estava preparando o material e pensando sobre o que seria relevante escrever, e me veio esta frase de um caderno de devocionais que ganhei há algum tempo de uma amiga muito querida: “Em tempos de crise, com frequência, a nossa percepção sobre o que é realmente importante na vida costuma ficar mais evidente”.

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”, é o pedido em Salmos 90:12.

No início deste mesmo capítulo, o salmista declara que o Senhor tem sido nosso refúgio de geração em geração, e que para Deus mil anos são como o dia de ontem que se passou.

O nosso tempo na terra é limitado, e o que estamos plantando para a vida eterna?
Interessante que neste mesmo contexto, lembrando de algumas conversas e até mesmo de momentos registrados em redes sociais, percebemos a importância do milagre da vida, e do que carregamos no coração.

Os momentos mais relevantes que registramos geralmente são fragmentos das lembranças de emoções que sentimos, bons momentos que compartilhamos de amor, amizade, compaixão.

O que é realmente importante para você?
Já agradeceu a Deus pelo dia de hoje e pelos livramentos que Ele já te deu e você nem viu?
Já falou para alguém especial o quanto é bom tê-lo ou tê-la em sua vida?

Que Deus nos mostre o que realmente importa.

Profª. Siméia Azevedo


Repost | Postado em 17/julho
Devocional ADMM #133 Missão Kids
facebook.com/ADMissaoMaanaim

@admissaomaanaim


terça-feira, 30 de julho de 2019

MKT | O que aprendi em La Verne



Já fez um ano da minha viagem para a California – um dos lugares mais desejados para se passar férias e dos mais ensolarados dos Estados Unidos – para realizar um objetivo bem específico que eu tinha, que era o de fazer um ‘Summer Course’ na terra do Tio Sam em alguma das disciplinas de Business que se relacionavam com minhas atividades profissionais.

Algumas pessoas chegaram a perguntar como foi, se valeu a pena, o que aprendi...


 

Cheguei a gravar um vídeo curto de depoimento, está na página da IBS, para quem quiser conferir depois.😉
E este mês de julho de 2019, exatamente um ano depois desta experiência, continuo muito grata à Deus, à todas as pessoas que convivi e às situações que vivi naquele local.
Claro que sempre contamos as coisas lindas e maravilhosas que vivemos e os lugares top que visitamos, mas também passei alguns, digamos assim, apuros... do tipo: me perder em Los Angeles nas proximidades da antiga Rota 66 sem sinal no celular para ativar a ajudinha do Google Maps, passar um calor ‘seco’ que nunca tinha passado nesse Brasilzão de Deus, literalmente contar moedinhas de ‘dimes’ para comprar donuts, pensar não só duas mas até três vezes antes de comprar qualquer coisa, se valeria a pena gastar o dinheiro trocado ou se comprava no cartão e ‘seja o que Deus quiser’, rsrs. Isso sem contar as refeições de literalmente 1 dólar que me salvou alguns dias da viagem, já que passei praticamente o mês inteiro na ‘trip’, e minha mochila ter sido barrada na volta no raio-x do aeroporto por estar tão cheia de livros que chamou a atenção!!!

E olhando hoje, um ano depois, posso dizer que valeu muito a pena! Pelo curso, pela vivência em outro lugar e com pessoas de várias partes do mundo – além de vários lugares do Brasil, nesse programa participaram muitos latinos, europeus, africanos e asiáticos. Realmente pessoas e culturas de muitos lugares, o que amplia a nossa visão de mundo de uma maneira exponencial. Além de estudar um assunto em outro idioma – no caso, em inglês – ser muito bacana e ampliar muito os horizontes pelo aumento de conexões entre fatos e fatores que nosso cérebro pode fazer.

Minha área ‘core’ é Recursos Humanos, mas sempre estive muito próximo de Gestão Empresarial e da área de Marketing, motivo pelo qual escolhi esse curso.
Sempre gostei muito de fazer conexões entre temas, e também fiz isso com este, me aproximei ainda mais da área, mas apliquei muitas coisas que aprendemos no universo do Marketing dentro do RH, para citar um exemplo, utilizar o ‘Branding’ não só para o cliente, mas também para o recrutamento de talentos, além de cruzar outros elementos tendência que podem ser usados em Marketing e em RH, como estratégias de Design Thinking, Analitycs, Gamification, e por aí vai...
Em breve falarei mais sobre como estes temas estão sendo abordados com experiências e ‘cases’ bem interessantes, mas isso fica para os próximos capítulos. 😊


Photos
1. Minha turma de 'Advanced Topics in Marketing Management'
2. Los Angeles, ou simplesmente L.A. Proximidades do hostel que fiquei assim que cheguei na California, antes de iniciar as aulas.
3. 'Pacific Wheel', a roda-gigante em Santa Monica. Pier dos mais adoráveis!
4. Certificate! sim, sou uma colecionadora de certificados de cursos :) e também por isso gosto de compartilhar conhecimento!


S|A
@azevedosimeia
IN|Siméia Azevedo

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Construa-se! ;)


Se construa e seja o que você sonha ser!
Seja a melhor versão de você mesm@!
#BeBetter :)

@azevedosimeia

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Por Onde Andei | Transformação Digital

Aconteceu mês passado no Instituto de Estudos Avançados | CEST - USP um evento aberto sobre Transformação Digital. 
Na Transformação Digital, é fundamental que o uso da tecnologia seja para o bom aproveitamento das ferramentas e para a evolução da sociedade.


Mas afinal, o que exatamente acontece na Transformação Digital?

É importante entender que a lógica no digital é diferente. A dinâmica é outra, a lógica dos negócios mudam e os processos precisam ser redesenhados, pelo fato de modelos anteriores já não fazerem mais sentido já que se buscam novos resultados, somados a novos jeitos de trabalhar e novos anseios representados tanto na sociedade quanto no mundo do trabalho.

Com o uso de tecnologias como a IoT (Internet das coisas) por exemplo, há novas possibilidades de criar soluções através do aumento de conexões e velocidade da mudança. Para se adiantar neste processo de digitalização é importante compreender esses fenômenos, as conexões e conectividade e o potencial de exponencialidade que este processo possui.

Outra parte importante da discussão é a vantagem competitiva que esse aumento de possibilidades de inovação traz para a indústria e os serviços, e a mudança na criação de valor por parte das empresas e as mudanças estruturais nas habilidades dos trabalhadores.

De acordo com Mario Magalhães, da Strategium, a Transformação Digital é advinda com o uso de recursos tecnológicos que repensam o tripé finalidade, estrutura e  operacionalização de um negócio. Precisamos ter os três elementos presentes, ainda que mais ênfase em um ou dois deles, pois sem os três elementos no conjunto não há uma transformação digital, e sim uma 'atualização' do negócio, e não uma disrupção. 
Por exemplo, o modelo 'Uber', repensou a mobilidade e é digital porque efetivamente usa a tecnologia para isso, além de ter mudado toda uma lógica de colaboração e prestação de serviços.
As 'Fintechs' que estouraram no mercado financeiro brasileiro tem seus processos e estrutura de serviços completamente repensada em relação aos serviços tradicionais.

Claro que também há entraves na adoção inicial de novos modelos de negócios. Geralmente, a sociedade e o mercado validarão primeiro as ideias e serviços, e na sequência, mas de maneira mais lenta, o Governo e os órgãos reguladores virão fazendo as regulamentações. Está sendo assim por exemplo com a Internet e os milhares de serviços feitos com base em utilização de dados e a nova Lei Geral de Proteção de Dados, a 'LGPD', hype do momento.

Fato é: a Transformação Digital, a quarta Revolução Industrial, a Inteligência Artificial, a análise de grande quantidade de dados em supercomputadores e todo este contexto estão mudando profundamente o jeito como os negócios acontecem, os tipos de profissões e como elas operam, os tipos de contratos de trabalho, o mundo do trabalho em geral e consequentemente também a forma como aprendemos no contexto do trabalho.

Tanto para as empresas quanto para os profissionais é importante ter essa visão macro no radar, para que haja chances maiores de melhores oportunidades para todos os envolvidos.


S|A



sexta-feira, 5 de julho de 2019

Reflexão | Protagonize-se

Você vai viver e ser protagonista da sua vida ou vai culpar as circunstâncias e deixar a vida passar?

Claro que nem tudo que acontece está sob o nosso controle.

Pessoas podem nos magoar, podemos passar dificuldades e muitas vezes não temos como consertar situações sofridas ou atitudes cometidas. Mas o que podemos fazer é ter uma atitude positiva ou de busca de propósito diante dessas situações.

Pensando nesse tema, me vem na mente um personagem Bíblico que deu lição de boa administração e de sucesso, mesmo com várias situações contra ele. 

Esse personagem é José (Gn.37-50), que foi vendido como escravo pelos próprios irmãos para mercadores que o levaram para o Egito. Mesmo estando em terras estrangeiras José mostrou seu valor, passou por dificuldades, mas tornou-se homem de confiança do Faraó, e chegou a posição de segunda pessoa mais influente do Egito na posição de Governador.
José teve a oportunidade de se utilizar da administração de uma forma sábia a ponto de prover alimento para todo um povo durante os anos de seca, e se tornou uma verdadeira referência.

José não se deixou abater, mesmo diante de toda a adversidade dos tempos difíceis, porque ele confiava em Deus e sabia que Ele o acompanhava. Ele se manteve preparado para quando a oportunidade surgisse.

José viveu a promessa que tinha para sua vida, e foi protagonista da sua própria história.
Nós também podemos aprender com o exemplo de José.

Protagonize-se.

S|A

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Reflexão | Aproveite a Jornada



Aproveite a jornada, curta o caminho. 
Nem sempre ele é fácil, mas percorrê-lo nos faz mais fortes.
Aproveite as coisas simples da vida.

#segundamos
Boa semana!

@azevedosimeia

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Publicação | "A Era das Techs"


Vivemos em um momento de alta velocidade e de grandes transformações nos modelos de nogócios que conhecíamos até então. Estamos na" Era das Techs" e dos negócios híbridos.

Fiz um pequeno ensaio sobre este tema que aborda uma reflexão inicial sobre como os negócios estão se apropriando cada vez mais dos recursos digitais para oferecerem novas soluções, novos acessos e também novas oportunidades.

A discussão e a criação das novas oportunidades de negócios e também de novas maneiras de se trabalhar neste novo cenário ainda nos renderá muitas ações, e é um exercício necessário, visto que muitas novas profissões surgirão no lugar de muitas das profissões que estão morrendo. Mas este será assunto para um próximo post.

Leia mais sobre essa discussão no eBook "Fundamentos da Ciência da Computação - v.2"


É possível baixar a versão do eBook gratuitamente direto do site da Editora Atena neste link: https://www.atenaeditora.com.br/arquivos/ebooks/fundamentos-da-ciencia-da-computacao-2

Baixe e compartilhe! :)
#Compartilhe+Conhecimento

S|A

I GAME | Interpretar, Investigar, Imaginar

Interpretar o mundo ao redor, investigar as pistas e imaginar novos e possíveis caminhos.
O mundo real se entrelaça com o mundo virtual dos videogames nessa exposição de games promovidos pelo Festival Cultura Inglesa e que se propôs ser uma experiência imersiva no universo dos games eletrônicos, em especial os jogos britânicos.

Sob o tema I, GAME: Interpretar, Investigar, Imaginar, o Cultura Inglesa Festival chega a sua 23ª edição para desbravar o universo dos jogos eletrônicos que conquista tanta gente, desde crianças até adultos, sendo indiscutivelmente uma forma de entretenimento das mais celebradas da atualidade, dados endossados inclusive por relatórios globais de tendências da internet como o de Meeker, que apontou na lista divulgada em 2018 dos serviços online que mais tiveram aumento de inscrição, o serviço da Sony PlayStation de acesso a games em 4º lugar, atrás apenas dos campeões de popularidade de conteúdo em entretenimento Netflix, Amazon e Spotfy.

Na linha do tempo dos games, destaque para os jogos mais emblemáticos, e suas categorias:

Pac-man (1980), clássico e referência de jogo na história da categoria labirinto;
Angry  bird (2011),  jogo 'pop' na área de estratégia;
Legend of Zelda (1986), jogo da categoria ação e aventura. Já foi utilizado em cases de ensino de história, inclusive!
Tetris (1984),  jogo classico da categoria puzzle, que faz sucesso em versões reeditadas e repaginadas até hoje, principalmente em versão app ou mobile.

Jogar é imaginar novos mundos e também se imaginar dentro deles. Os games são criados com regras e a diversão está em entendê-las, dribá-las e superar os desafios propostos.

Nesse contexto o videogame é considerado uma ferramenta de fomento de habilidades criativas. Nesta exposição, a proposta era além de mostrar o acervo britânico de jogos de sucesso, mostrar também como jogos podem ser utilizados para trazer aprendizado de forma lúdica e participativa.

Um exemplo bem bacana que se tornou um grande sucesso foi o conceito de "SandBox", ou caixa de areia, onde é possível construir mundos. Minicraft usa esta lógica.

A experiência de jogo passa pelo processo de interpretar, que faz com que o jogo se torne um labóratório, de uma certa forma um ambiente seguro, à parte da realidade, onde podem ser testadas essas interpretações, através da investigação e da imaginação que gera a criatividade no contexto do jogo.

A exposição convida o público a se aprofundar no ato de jogar, além de oferecer experiências interativas estilo role-play e apresentar games clássicos que envolvem ícones do imaginário pop britânico, como o clássico Detetive Sherlock Holmes (que amo! afinal, sou pesquisadora raiz, hehe) e Harry Potter, que marcou uma geração e tem fãs jovens e adolescentes até hoje.



Por: S|A - visita ao I, GAME. junho, 2019.

Top List de games britânico divulgados na exposição:

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Seja Autêntico! :)


Seja autêntico, faça o seu melhor, 
e pode até descansar, mas não desista na subida! ;)

#Sextou!
@azevedosimeia

TOI | Tecnologia e Organização da Informação


Aconteceu no último mês o 5º Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação organizado pela Escola de Comunicações e Artes da USP. 
O evento teve como principal foco reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da área da Ciência da Informação: Biblioteconomia, Arquivologia, além de áreas relacionadas, com objetivo de promover a reflexão e o diálogo em torno de temas relevantes para a sociedade da informação, com destaque para as tags: 
  • Gestão da Informação e do Conhecimento, 
  • Tecnologia e Sistemas de Informação, 
  • Biblioteca Digital, Conservação e Preservação de Acervo, 
  • Curadoria Digital, Ética da Informação, Humanidades Digitais, 
  • Recuperação e Organização da Informação e do Conhecimento, 
  • Ciência de Dados, Cultura Computacional,
  •  Inteligência Artificial, Internet das Coisas - IoT, 
  •  Mercado de Trabalho do Profissional da Informação.
Dessas tags, destaco alguns diálogos dos quais participei e tomei nota para a resenha aqui do blog:

A importância da organização da informação em ambientes jurídicos
Painel aberto pela Regina Celi, do escritório Machado Meyer,
abordando inicialmente as mudanças significativas que o setor vem passando, com o surgimento de novas áreas dentro do Direito e com isso também novas demandas de suporte, por exemplo o Direito Digital,  em especial  na área tecnológica que acaba por mudar as formas de acessar as informações, e também de organizá-las, com novos acessos a programas diferentes e novas formas de se transmitir conhecimento.
A gestão tem se transformado, por isso os temas são importantes para também pensarmos como a área jurídica têm  se transformado, como com a LGPD que entrará em vigor em agosto de 2020, e como a interação entre todos os players será afetada.

Tecnologias disruptivas
Neste painel o Prof. Alexandre Del Rey apresentou um pouco sobre como as tecnologias disruptivas estão transformando os mercados, com exemplos emblemáticos como o da ascenção da Netflix, a quebra dos modelos de negócios da Blockbuster, a má escolha da kodak em não investir em fotografia digital e acabar perdendo mercado de forma drástica... além do uso de plataformas como o Uber.
Na história da humanidade tivemos momentos históricos que foram marcantes para a evolução da sociedade, como o crescimento exponencializado pelo início da agricultura e a melhor ocupação do planeta, e apesar da colaboração gerar exponencialidade, naõ estamos acostumados com a ideia de exponencialidade, pelo fato da mente humana acompanhar um crescimento linear!  mas o conhecimento é exponencial... se demora um pouco para se acumular e começar a crescer, mas quando ele cresce, a curva de subida é acelerada. E por isso que relativamente em poucos anos a nossa realidade mudou tanto.
Quanto às tecnologias, podemos explicá-las em parte com a curva 'S', a linha tem um formato de S inclinado e mostra em linhas gerais alguns 'early adopters' da nova tecnologia, que começa a crescer de maneira rápida, até estabilizar com os últimos a entrar na onda. Neste modelo, o conhecimento e a colaboração acabam ganhando uma capacidade de disromper o modelo dominante de uma maneira muito rápida, porque o mundo digital é exponencial!
A ideia e sua disseminação traz um novo conjunto de ativos: os ativos digitais!
Não significa que os processos físicos não importam mais, mas no mundo digital as coisas se exponencializam muito rápido! nas realidades digitais , as tecnologias depois de criadas se aperfeiçoam mais rápido! vejamos os exemplos das tecnologias de realidade virtual, de reconhecimento de biometria facial 2D e 3D. Algumas melhoras são incrementais, mas no caso das tecnologias disruptivas, elas começam pior só que com um potencial para crescer e ficar muito melhor de maneira rápida.
Em um relatório publicado em 2017 pela PwC sobre teconologias essesnciais para a transformação digital, destacamos a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada, os Drones e o Blockchain. 
Nesse contexto, muitos empregos serão diretamente impactados, já que parte dos trabalhos serão substituídos por automação. Haverá uma migração para trabalhos mais criativos e mais tecnológicos, onde o relacionamento humano e o conhecimento avançado será valorizado. (e este cenário já está em andamento!). Logo, teremos mais oportunidades de trabalhos de agora para o futuro em atividades mais estratégicas, ou de difícil automação.

Outros assuntos discutidos e de grande relevância foi exatamente como posicionar nosso desenvolvimento pessoal neste cenário de grandes mudanças, mas este é um assunto para o próximo post!


Por: S|A Link: http://www3.eca.usp.br/cbd/noticias/toi-v-congresso-internacional-em-tecnologia-e-organiza-o-da-informa-o