sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Gestão - Compliance e a lei anticorrupção

A nova lei nº 12.846/13 evidenciou uma interessante discussão: a aplicação de compliance e de código de conduta nas corporações. Por definição, compliance é: estar de acordo ou conformidade com determinado conjunto de regras, além de ser ferramenta para nortear os negócios; prevenir, detectar e remediar riscos legais e riscos de imagem.
Compliance tem seu início em legislações estrangeiras, visando transparência e confiabilidade nas transações em grandes empresas, todavia, nota-se a importância do compliance desde os pequenos negócios.
Em compliance se destacam as áreas de direito, relações governamentais, RH, auditoria e controladoria, mas cada integrante, do funcionário de ponta ao presidente, tem importante papel neste conjunto.
Neste contexto, a profissão de compliance officer vem tomando espaço no mercado, apesar de não haver formação específica para este profissional, as especializações são advindas de leituras e estudos de textos especializados, e os profissionais mais adeptos a essas vagas costumam ser formados em Administração, Economia, Direito ou áreas afins.
Compliance agrega valor à empresa, e também pode ser uma oportunidade para se melhorar as práticas negociais no país.

por: Siméia Azevedo. Adaptado da palestra proferida no comitê de dezembro de 2013 do CEAE, organizado pela ESG Corp.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Gestão - Inovação e criatividade


Adaptado do Artigo "Educação corporativa e liderança no desenvolvimento da inovação e da colaboração dentro das organizações" por Siméia Azevedo para o ANAIS DO VIII WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA - ISSN 2175-1897


Vivemos em uma época em que a todo o momento somos impulsionados a fazer algo novo, seja para melhorar alguma experiência, seja para encontrar uma nova solução. Alguns autores inclusive afirmam que o ato criativo se origina na luta do ser humano contra aquilo que o limita.
Entre as práticas da gestão do conhecimento estão o benchmarking e os grupos de melhoria contínua, e entre as práticas da educação corporativa estão os programas de auto desenvolvimento e os programas de disseminação estratégica. Apesar de cada uma se apresentar em uma proporção, tanto a gestão de conhecimento quanto a educação corporativa se relacionam com o ambiente que resulta em estímulo à inovação dentro da organização.
Em experiências registradas na gigante da tecnologia Apple, há bons exemplos de disseminação da inovação em conceitos baseados em pensar diferente sobre a carreira, sobre a própria visão, sobre os clientes, sobre a marca e sobre o produto. Um dos lemas de Jobs era causar impacto no universo, e ele como líder vendia a criação com entusiasmo, e isso fazia mais talentos aderirem a este movimento.
Mas, ainda falando sobre inovação, temos o exemplo de um estudo desenvolvido em Harvard por cerca de seis anos sobre o perfil das pessoas criativas, e chegou-se à conclusão de que a criatividade é advinda da capacidade de estabelecer conexões entre as coisas, ou seja, conectar e estabelecer pontes entre questões, problemas ou ideias de diversos campos aparentemente sem relação.
Isso implica dizer que quanto mais variada a experiência e o conhecimento, mais conexões o cérebro pode fazer. Estímulos novos ativam associações novas, e para alguns indivíduos isso é fator gerador de ideias novas.
Estabelecendo a conexão entre a educação corporativa e a inovação, temos que programas de treinamento, disseminação estratégica e auto desenvolvimento, contidos na educação corporativa, podem sim ter impacto direto no estímulo à inovação e à criatividade dentro das organizações.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

RH - GCET: Pensando o Talent Management

Aconteceu neste ultimo dia 8 de novembro o encontro periódico do GCET, grupo de coordenadores que discutem as melhores práticas de programas de estágios e trainees. Presidido pelo Prof. Abraão Junior, UNASP, esta edição foi patrocinada pela Novelis e pela FGV Management e contou também com a participação do consultor Sérgio Gouvea da CTO Comunicação Total.
Na pauta: Case de sucesso sobre programa de desenvolvimento e retenção de talentos na Novelis, pautado através de alinhamento do programa com a estratégia de negócio, valorização como porta de entrada e desenvolvimento, e estruturação do plano de vagas, fortalecendo  a cultura de bom lugar para se trabalhar. No segundo painel, interessante reflexão do consultor Sérgio Gouvea sobre o papel da comunicação no valor agregado percebido pela empresa, e aos esforços para reduzirmos  os ruídos na comunicação, seja qual for o setor ou a etapa de planejamento. Fica a dica para os Talent Recruitment!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

RH & Stylist - Com que Roupa?

Dicas de como se vestir para entrevistas sempre estiveram em alta, e agora as dicas se estendem para o dia-a-dia do trabalho e abrange não só os conselhos dos RH's, mas também de personal stylists e outros profissionais que trabalham com a aparência.
Leia mais:




RH - CONARH ABRH 2013



Aconteceu em agosto no Transamérica Expo Center (SP) a Expo ABRH 2013. Participaram  empresas de consultorias de recrutamento e seleção, marketing e comunicação interna, Administração de benefícios, seguros de saúde e previdência, tecnologia para treinamentos e educação corporativa, além de diversas outras relacionadas com estratégias para gestão de pessoas. E as redes sociais não ficaram de fora: no detalhe, estande do Linkedin, onde se ouviram dicas de comunicação e recrutamento.


RH - Feiras de estágio e Networking



Prática comum em feiras de estágios ou em feiras de profissões é o preenchimento de cadastros em banco de talentos e banco de dados para a participação em processos seletivos.
Muitas vezes esperamos um contato imediato, mas nem sempre é o que acontece, há vários casos em que o contato é feito até meses depois, por isso a oportunidade de fazer networking e de se registrar nestes bancos de dados sempre pode ser proveitosa, ainda que os resultados surjam em um futuro próximo.

Leia mais em:
http://odia.ig.com.br/2013-08-05/mostra-puc-tem-mais-de-4-mil-chances-para-jovens.html

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Eficiência - Escrevendo emails assertivos

Seguem algumas dicas para garantir que seus emails serão lidos e claramente entendidos:

1) seja objetivo: comece com a sentença-chave;
2) seja conciso: tenha sempre em mente que o tempo do leitor é limitado;
3) seja direto: sempre que possível escreva as frases em linguagem simples e direta, utilizando a voz ativa;
4) revise: evite erros de ortografia ou de concordância; e
5) seja agradável: estabeleça uma comunicação agradável com os interlocutores.

Além destas observações no texto do email, vale também escolher títulos que identifiquem a mensagem do email, acelerando assim a compreensão dos leitores.

(por Siméia Azevedo) 

RH - O Mercado de Trabalho e a Formação Globalizada

No cenário profissional atual, cada vez mais as corporações procuram por colaboradores que possuam formação sólida, que saibam resolver assuntos específicos mas ao mesmo tempo tenham uma visão global do negócio com que trabalham.
Como consequência, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em se aprimorar, seja através de programas de Pós-Graduação como Especializações, MBAs ou Mestrados, seja através de cursos rápidos, como os de extensão.
Para a escolha assertiva de um curso vale consultar o conteúdo programático, que resume o que será ministrado, e somar a isso indicações de sites, redes sociais e de amigos ou colegas de profissão.
No ranking de cursos procurados estão também os oferecidos online e gratuitamente, como o do site da Fundação Getúlio Vargas - FGV, e os internacionais do site edx.org, que une cursos da grade de universidades como o MIT e Harvard.
Organizações como a Endeavor.org também ajudam a difundir assuntos e atualizações de interesse geral, relacionando-os com o contexto atual do mundo dos negócios, estimulando a troca de informações e atitudes empreendedoras.

(por Siméia Azevedo) 

Gestão - Administração Legal

A administração nos escritórios de advocacia ainda hoje é abordada de uma maneira particular, principalmente pelo fato de por muito tempo não se comparar o funcionamento de um escritório de advocacia ao funcionamento de uma empresa, posicionamento advindo da interpretação da lei nº 8.906 de 04 de julho de 1994, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil.
Nos últimos anos a administração legal cada vez mais vem se aproximando da administração aplicável a qualquer organização, os seguintes tópicos, essencialmente empresariais, são fundamentais para um escritório de advocacia competitivo:
Planejamento Estratégico e Marketing: voltado para posicionar a sociedade em seu mercado alvo de clientes e definir em qual ritmo e em qual proporção é possível expandir a sociedade; Gestão de Informação (ou Tecnologia da Informação): com a tecnologia ganhamos velocidade na conexão dos dados, otimizamos o tempo de resposta ao cliente e facilitamos a atuação do advogado; além da Gestão de Recursos Humanos e da Gestão de Finanças.
Estas ações são essenciais para a perenidade do escritório, tais informações permitem que a sociedade defina seu rumo e aonde quer ou precisa chegar.

(por Siméia Azevedo)