A administração nos escritórios de advocacia ainda hoje é abordada de uma maneira particular, principalmente pelo fato de por muito tempo não se comparar o funcionamento de um escritório de advocacia ao funcionamento de uma empresa, posicionamento advindo da interpretação da lei nº 8.906 de 04 de julho de 1994, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil.
Nos últimos anos a administração legal cada vez mais vem se aproximando da administração aplicável a qualquer organização, os seguintes tópicos, essencialmente empresariais, são fundamentais para um escritório de advocacia competitivo:
Planejamento Estratégico e Marketing: voltado para posicionar a sociedade em seu mercado alvo de clientes e definir em qual ritmo e em qual proporção é possível expandir a sociedade; Gestão de Informação (ou Tecnologia da Informação): com a tecnologia ganhamos velocidade na conexão dos dados, otimizamos o tempo de resposta ao cliente e facilitamos a atuação do advogado; além da Gestão de Recursos Humanos e da Gestão de Finanças.
Estas ações são essenciais para a perenidade do escritório, tais informações permitem que a sociedade defina seu rumo e aonde quer ou precisa chegar.
(por Siméia Azevedo)
(por Siméia Azevedo)
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