Durante o ultimo fim de semana aconteceu no campus da PUC-SP a Virada Tecnológica 2015, um evento com a proposta de proporcionar uma imersão na área de ciências e gestão baseada na tecnologia.
Um dos assuntos de destaque tratados na Virada foi o do 'Design Thinking' aplicado à Educação, ou seja, propostas para melhorar a interação entre educadores e educandos, bem como a transmissão do conteúdo.
O Design Thinking proporciona o surgimento de diferentes soluções para diversos problemas, seguindo as fases de entendimento do problema, definição do ponto a atuar, ideação de soluções, prototipação e teste das ideias para validação, permitindo um processo contínuo de melhoria.
Para permitir que aconteça essa melhoria é preciso permitir a avaliação de novas ideias, novos pontos de vista, considerando os problemas tratados a partir de todos os ângulos.
Mas, no campo da educação, quais as novas possibilidades a considerar? o Prof. coordenador da FIAP, Wagner Sanchez, falou um pouco a respeito dessas possibilidades através do compartilhamento de experiências novas em sala de aula, como o sobre o uso de Ipads e games em sala de aula de ensino médio, com aulas práticas de criação de objetos orientados por tecnologia nas aulas de graduação, e com a criação de startups como trabalhos de conclusão de curso onde efetivamente o aluno aplica o que aprende, e o mais importante: assimila e percebe o sentido disso tudo, o que torna a experiência do aprendizado gratificante para alunos e para professores.
Esse processo de melhoria e interação, é cada vez mais, a tendência do futuro.
Siméia Azevedo