A opção por mudar de carreira exige planejamento e preparo. Os motivos envolvidos podem estar relacionados a novas oportunidades, desejo de atuar em áreas diferentes, atuar com algo com o qual se identifica mais, entre outras variáveis.
Para construir seu CV de transição de carreira temos algumas dicas:
1) Identificar seu novo objetivo, e a regra é a mesma: manter no máximo dois objetivos profissionais que sejam em ocupações correlatas. Caso haja outros objetivos de interesse, o ideal é redigir outro CV.
2)Formação: na formação deve constar logo nas primeiras linhas os cursos ou workshops relacionados a sua nova área pretendida, e em segundo lugar de importância os cursos ou a formação referentes a profissão anterior.
3) Experiência profissional: liste suas últimas experiências, mesmo que do outro cargo, e se tiver alguma atividade que já o tenha iniciado ao mundo do novo cargo pretendido, registre. Observação: se as áreas de atuação anterior e a pretendida forem muito diferentes, vale destacar das experiências profissionais os aspectos que o aproximam do novo objetivo, como competências desenvolvidas que podem ser aproveitadas na nova área. Também é válido destacar os motivos pelo interesse na mudança, lembrando sempre em ser breve e escrever o mais assertivamente possível, o uso de tópicos por exemplo é uma boa opção.
Idiomas e trabalhos voluntários permanecem, e se você já tiver envolvido em algum projeto na nova área de atuação desejada, não deixe de listá-la! ele validará seu interesse e inclinação para se desenvolver na nova área pretendida.
Good Luck!
por Siméia Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário