Hoje, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra.
Como comemoração, e principalmente, para reflexão e estimular atitudes afirmativas, sugerimos como leitura o Guia de enfrentamento ao racismo institucional, com realização de Geledés – Instituto da Mulher Negra e coordenação: Geledés – Instituto da Mulher Negra e Cfemea – Centro Feminista de Estudos e Assessoria.
Trecho de apresentação do Guia:
Ele foi pensado como um instrumento para que instituições públicas, organizações e empresas se avaliem, construam seus diagnósticos, seus indicadores e suas estratégias, fortalecendo o compromisso do Estado e da sociedade brasileiras com o enfrentamento do racismo institucional, vivenciado cotidianamente pela população negra no Brasil.
O Guia se propõe a:
a. Favorecer a identificação de indícios e evidências de racismo no âmbito das instituições públicas e no setor privado, a partir da análise das relações institucionais, dos registros administrativos e demográficos e dos dados referentes a fluxos de trabalho na execução das políticas públicas;
b. Refletir sobre a reprodução do racismo nos setores público e privado;
c. Incidir na formulação e no monitoramento de políticas públicas, promovendo o reconhecimento do racismo institucional como violação dos direitos da população negra;
d. Consolidar uma metodologia que possa ser adaptada para diferentes setores de ação privada e governamental.
Construído a partir de um esforço compartilhado entre diferentes organizações da sociedade civil, instituições públicas e agências do Sistema ONU no Brasil, o Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional vem somar-se aos esforços da ONU Mulheres em promover a igualdade de gênero, raça e etnia e o empoderamento das mulheres no país.
Esperamos que os textos incluídos nesta publicação sejam relevantes para as discussões de políticas e programas sociais e ajudem a encontrar soluções que promovam a inclusão de todas e todos integrantes da sociedade brasileira."
O material completo pode ser acessado através do link:
Guia-de-enfrentamento-ao-racismo-institucional.pdf (onumulheres.org.br)
Fonte: Guia de enfrentamento ao racismo institucional
Agradecimentos e pesquisa: Bibliotecária Valdirene Sousa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário