Esta semana, verificando alguns projetos academicos, me surgiu a necessidade de organizar minhas próprias metas, e também a ideia de falar um pouco sobre metas, seu processo de estabelecimento e de acompanhamento.
Quando falamos nesses termos, uma das ferramentas mais utilizadas para este processo se chama Meta SMART. Estabelecer metas não é uma tarefa simples, requer informações, estudos, ferramentas e metodologias, Vamos então entender o que é uma meta SMART:
Meta SMART é um método que auxilia na definição de metas, sejam pessoais ou profissionais.
A palavra SMART é um acronimo para:
S - Specific (Específica)
M - Measurable (Mensurável)
A - Achievable (Alcançável)
R - Relevant (Relevante)
T - Time Based (Temporal)
Cada letra é também uma etapa a se seguir durante o processo:
S - Specific (Específica)
Esta etapa é sobre a especificidade das metas, que precisam ser claras e bem definidas. Para tal, considere questões como:
O que se pretende conquistar especificamente? Quem será responsável por cumprir o objetivo? Como a meta será alcançada? Onde a meta será realizada?
M - Measurable (Mensurável)
É preciso medir o progresso da sua meta e acompanhar o andamento do processo para analisar se está coerente com o que você espera. Mensurar também é importante para verificar se voce conseguiu o resultado esperado.
Quando a meta será alcançada? Em quanto tempo ela será alcançada? Como você irá medir o progresso da sua meta? Qual o resultado esperado com essa meta?
A - Achievable (Alcançável)
É preciso verificar se as metas são coerentes e atingíveis, caso contrário será fácil se frustrar e desamimar por não conseguir alcançá-las.
É possível alcançar a meta dentro do tempo determinado e de forma realista? É possível realizar a meta mesmo sendo um desafio? Você tem recursos suficientes para conseguir alcançar a meta?
R - Relevant (Relevante)
É preciso medir a relevância dessa meta para seu contexto, sendo a curto ou longo prazo. Analise sua importância.
Quanto a meta terá impacto na empresa? Por que essa meta é importante?
T - Time Based (Temporal)
É muito importante definir o prazo da sua meta para que não haja atrasos e também para a construção do plano de ação, para não haver desvio da tarefa.
Até quando a meta deverá ser alcançada ou quando você deseja alcançar a meta? O tempo estabelecido é suficiente para alcançar a meta?
Lembrando que, para a meta dar certo, todas as etapas também precisam estar coerentes.
Caso alguma etapa não esteja clara, revise e se necessário faça ajustes para que voce consiga alcançar o objetivo final.
Explicações feitas, vamos a um exemplo prático citado pela KlickPages:
Vamos supor que você atue no mercado B2B e que seu objetivo geral seja expandir seus negócios. Considerando cada elemento da meta SMART, temos:
Específico: adquirir cinco novos clientes para o negócio de consultoria
Mensurável: medir o progresso a partir de quantos novos clientes alcanço, mantendo ao mesmo tempo minha base de clientes atual
Alcançável: pedir aos clientes atuais referências, lançar uma campanha de marketing de redes sociais e junto a empresas locais
Relevante: aumentar minha base de clientes permitirá expandir os negócios e aumentar a receita
Temporal: ter cinco novos clientes no prazo de dois meses.
Identificando a meta SMART apropriada nesse caso:
Adquirir cinco novos clientes para o negócio de consultoria dentro de dois meses, pedindo referências, lançando uma campanha de marketing de redes sociais e redes com empresas locais, de modo a expandir negócios e aumentar a receita.
Agora que voce já conhece um pouco melhor sobre metas SMART, comece a aplicar em seus objetivos hoje mesmo!
Fonte | Saiba mais:
https://www.oralgraf.com.br/
https://blog.klickpages.com.br/metas-smart-o-que-e
https://gomadigital.com.br/como-definir-e-alcancar-suas-metas-smart/
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