sábado, 30 de julho de 2022

Dica para Estudante | Como ler um Artigo Científico?

A dica de hoje veio do grupo de Mapeadores da USP - EACH, o grupo de estudos de Mapas Conceituais - já falamos um pouco a respeito aqui no Blog, em um post de maio deste ano de 2022.

E então, como ler um artigo científico? 

Do Podcast Conceituados feat. Ivan Soida 



Ouça o Podcast no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ZDpha84wLmI


Página: http://mapasconceituais.com.br/



quarta-feira, 6 de julho de 2022

Dica de Leitura | Marketing e Branding

A dica de leitura da semana é sobre Marketing e Branding.

Dica 1) Escrito de forma dinâmica e direta, o autor Marcos Bedendo no livro “Branding para Empreendedores”, cita diversos pontos cruciais para se pensar nas marcas, ou no “branding” do seu negócio. 


O livro indica ações para o empreendedor criar uma boa marca, percorrendo caminhos para se criar conexão com o consumidor. 

Um dos primeiros pontos é a Análise do Posicionamento da Marca:

                                Branding para empreendedores, 2015, cap.3.


Outra das ferramentas trabalhadas é o laddering, conforme trecho extraído do livro:

“Um derivado da palavra ladder “escada”, em português, ele é um progressão de benefícios em degraus, a partir dos atributos mais racionais e palpáveis até o benefícios mais abstratos, que focam nas necessidades de estima e autorealização dos consumidores” (BEDENDO, 2015).

Ou seja, a maneira de construir o laddering é  seguindo uma sequência lógica, que se inicia por um atributo de produto ou serviço, com os benefícios que este vai transmitir ao consumidor, trabalhando aspectos emocionais e os valores que marca busca agregar a estes consumidores.

O livro passa pela seguinte estruturação de assuntos:


Dica 2) Livro Marketing Digital | Capítulo dedicado ao Branding Digital


Apesar da dica ser o capítulo deste livro dedicado ao Branding, o livro como um todo traz ótimas contribuições às iniciativas de marketing digital, conforme apresentação abaixo.

Parte I – Conceitos e Planejamento Digital
1 Introdução ao Marketing Digital (Alexandre Luzzi Las Casas)
2 Planejamento de Marketing Digital (Diego Paulo Rhormens e Patricia Betina Grinberg)
3 Branding Digital (Felipe Villaça Meyer e Simeia Azevedo Santos)
Parte II – Estratégias Digitais
4 Marketing de Conteúdo (Ahmed Sameer El Khatib e Daniela Picchiai)
5 Marketing de Busca – SEO (Leonardo Casartelli)
6 Marketing Viral (Rafael Taino)
7 Blogging (Laerte Oliani)
Parte III – Mídias Sociais
8 Instagram: Plataforma de Mídia Social (Gisleine Fregoneze)
9 Facebook (Marcio Gonçalves Damasio)
10 Youtube (Alexandre Luzzi Las Casas)
11 Linkedin (Alexandre Luzzi Las Casas)
12 Twitter (Gisleine Fregoneze)
13 Direct Messaging (José Rubens Campos e Vicente Argentino Netto)
Parte IV – Análise de Dados e Erros Comuns em Marketing Digital
14 Web Análise (Júlio Rosa Dias)
15 Erros Mais Comuns em Marketing Digital (Alessandro Benetti de Souza)

Segue também uma parte do prefácio escrito pelo organizador, o Prof. Alexandre Las Casas, referência em Marketing e autor de vários livros.

"Prefácio do livro Marketing Digital 

Com muita satisfação, lançamos mais uma obra de marketing no mercado brasileiro. O desafio foi iniciado em conversa com os editores da Editora Atlas – GEN | Grupo Editorial Nacional, que sentiram a necessidade de lançar um livro inovador para nosso mercado. O momento foi muito adequado para o desenvolvimento de um projeto dessa natureza, pois uma das disciplinas que leciono no programa de mestrado da PUC é a de Marketing Digital, que atrai alunos profissionais no assunto e professores interessados em aprofundar-se em marketing com esse foco. Essa combinação de profissionais e professores coincidiu com o início do preparo do projeto. Tão logo estabelecemos as diretrizes para o desenvolvimento do projeto, o primeiro passo foi pesquisar os currículos de várias universidades que ofereciam a disciplina de Marketing Digital e analisar a composição das grades curriculares. Após uma análise cuidadosa, estabelecemos a construção dos capítulos, que foram amplamente discutidos com os representantes da editora para avaliar se estavam adequados ou se era necessário incluir algum outro tópico para tornar o livro o mais completo possível. Com base nessas discussões, elaboramos um sumário que formou a base de nosso trabalho, orientando, então, esta edição. Os capítulos foram atribuídos para os mestrandos e doutorandos, como também para professores, de acordo com o conhecimento e familiaridade com o assunto. O projeto durou mais de um ano para sua conclusão e contou também com a participação e revisão constante dos editores e colaboradores do GEN | Atlas. Essa interação possibilitou uma obra moderna, com um projeto editorial e comunicação visual adaptados aos novos tempos, com a inclusão de exemplos práticos, quadros exemplificando a prática de empresas, boxes de “saiba mais” com chamadas para leituras adicionais e outros complementos importantes para facilitar a aprendizagem. Fizemos uma curadoria para incluir no projeto alguns temas interessantes e que podem contribuir para um bom marketing digital, além dos tópicos identificados como os mais usados para os programas desta natureza. Marketing de conteúdo e marketing viral são exemplos dessa contribuição. Além disso, ferramentas de redes sociais foram abordadas com enfoque prático e acadêmico. Instruções foram dadas sobre como elaborar campanhas utilizando as ferramentas com orientações específicas, entre outras. (...) Prof. Dr. Alexandre Luzzi Las Casas"

 Link para saber mais sobre o livro no site da editora, e para ler a amostra de páginas: 

https://gennegociosegestao.com.br/resenha-marketing-digital-livro/


Marcos Bedendo. Branding para Empreendedores, Editora M Books, 2015.

Alexandre Las Casas (Org.). Marketing Digital, Editora Atlas GEN, 2022. 

S|A

sábado, 2 de julho de 2022

Glossário | Metas S.M.A.R.T

Esta semana, verificando alguns projetos academicos, me surgiu a necessidade de organizar minhas próprias metas, e também a ideia de falar um pouco sobre metas, seu processo de estabelecimento e de acompanhamento. 

Quando falamos nesses termos, uma das ferramentas mais utilizadas para este processo se chama Meta SMART. Estabelecer metas não é uma tarefa simples, requer informações, estudos, ferramentas e metodologias, Vamos então entender o que é uma meta SMART:

Meta SMART é um método que auxilia na definição de metas, sejam pessoais ou profissionais. 


A palavra SMART é um acronimo para:

S - Specific (Específica)

M - Measurable (Mensurável)

A - Achievable (Alcançável)  

R - Relevant (Relevante)

T - Time Based (Temporal)
 

Cada letra é também uma etapa a se seguir durante o processo:

S - Specific (Específica)

Esta etapa é sobre a especificidade das metas, que precisam ser claras e bem definidas. Para tal, considere questões como:

O que se pretende conquistar especificamente? Quem será responsável por cumprir o objetivo? Como a meta será alcançada? Onde a meta será realizada?

M - Measurable (Mensurável)

É preciso medir o progresso da sua meta e acompanhar o andamento do processo para analisar se está coerente com o que você espera. Mensurar também é importante para verificar se voce conseguiu o resultado esperado.

Quando a meta será alcançada? Em quanto tempo ela será alcançada? Como você irá medir o progresso da sua meta? Qual o resultado esperado com essa meta?

A - Achievable (Alcançável) 

É preciso verificar se as metas são coerentes e atingíveis, caso contrário será fácil se frustrar e desamimar por não conseguir alcançá-las. 

É possível alcançar a meta dentro do tempo determinado e de forma realista? É possível realizar a meta mesmo sendo um desafio? Você tem recursos suficientes para conseguir alcançar a meta?  

R - Relevant (Relevante)

É preciso medir a relevância dessa meta para seu contexto, sendo a curto ou longo prazo. Analise sua importância. 

Quanto a meta terá impacto na empresa? Por que essa meta é importante? 

T - Time Based (Temporal)

É muito importante definir o prazo da sua meta para que não haja atrasos e também para a construção do plano de ação, para não haver desvio da tarefa.

Até quando a meta deverá ser alcançada ou quando você deseja alcançar a meta? O tempo estabelecido é suficiente para alcançar a meta?

Lembrando que, para a meta dar certo, todas as etapas também precisam estar coerentes.

Caso alguma etapa não esteja clara, revise e se necessário faça ajustes para que voce consiga alcançar o objetivo final.

Explicações feitas, vamos a um exemplo prático citado pela KlickPages:

Vamos supor que você atue no mercado B2B e que seu objetivo geral seja expandir seus negócios. Considerando cada elemento da meta SMART, temos:

  • Específico: adquirir cinco novos clientes para o negócio de consultoria

  • Mensurável: medir o progresso a partir de quantos novos clientes alcanço, mantendo ao mesmo tempo minha base de clientes atual

  • Alcançável: pedir aos clientes atuais referências, lançar uma campanha de marketing de redes sociais e junto a empresas locais

  • Relevante: aumentar minha base de clientes permitirá expandir os negócios e aumentar a receita

  • Temporal: ter cinco novos clientes no prazo de dois meses.

Identificando a meta SMART apropriada nesse caso:

Adquirir cinco novos clientes para o negócio de consultoria dentro de dois meses, pedindo referências, lançando uma campanha de marketing de redes sociais e redes com empresas locais, de modo a expandir negócios e aumentar a receita.

Agora que voce já conhece um pouco melhor sobre metas SMART, comece a aplicar em seus objetivos hoje mesmo!



Fonte | Saiba mais:

https://www.oralgraf.com.br/

https://blog.klickpages.com.br/metas-smart-o-que-e

https://gomadigital.com.br/como-definir-e-alcancar-suas-metas-smart/