O post de hoje foi inspirado na página da minha amiga chinesa-brasileira-americana (rs) Li Yan, do canal "A Li Por Aqui", e trata de interculturalidade.
De acordo com a Wikipedia, a interculturalidade se refere à interação entre culturas de uma forma a favorecer seu convívio e integração, em uma relação baseada em respeito pela diversidade e no enriquecimento mútuo.
A interculturalidade tem como premissa o respeito pelas diferentes culturas, superando comparações entre o que não é comparável, e aceitando que cada lugar e cada povo tem suas próprias características.
Ainda de acordo com a lista da Wikipedia, podemos destacar alguns principais objetivos da proposta de interculturalismo:
- Compreender a natureza pluralista da nossa sociedade e do nosso mundo;
- Promover o diálogo entre as diferentes culturas;
- Compreender a complexidade e a riqueza das relações entre diferentes culturas, tanto no plano individual como no plano comunitário;
- Colaborar na busca de respostas aos problemas mundiais que se colocam nos âmbitos sociais, econômicos, políticos e ecológicos.
O diálogo entre diferentes culturas é o meio de possibilitar o enriquecimento mútuo de todas elas. Ninguém sabe o suficiente a ponto de não aprender nada em uma outra situação, partindo de diferentes pressupostos e com diferentes pontos de vista.
Em uma conversa com o amigo pesquisador e professor Jeronimo Portes, falávamos sobre a complexidade da sociedade, e que mesmo se quiséssemos nunca conseguiríamos explicar o mundo em um plano simples cartesiano.
E isso vale para este contexto também: entender outras variáveis, outras culturas e outras possibilidades, ou pelo menos aceitar que elas existem é essencial para alcançar uma compreensão maior do mundo, e expandir seus próprios horizontes.
por S|A
Dicas de vídeo (:
Youtube: bit.do/Aliporaqui1) Introdução: a Li por aqui
2) FASES DA IMIGRAÇÃO / SENTIMENTOS DO IMIGRANTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário