segunda-feira, 22 de abril de 2019

Reflexão | Páscoa

Páscoa: Agradecimento, reflexão e celebração
Estamos comemorando a páscoa, e para além das atividades corriqueiras de aproveitar o feriado e abrir chocolates, é um tempo de agradecimento, reflexão e celebração.
Agradecimento: pelo Amor Maior que Jesus demonstrou por nós na cruz, levando nossos pecados e nos dando a salvação, o que nos possibilita ter a vida eterna (João 3:16)

Reflexão: sobre o momento de sofrimento na cruz na hora da morte e do sepultamento de Jesus. Às vezes, temos a mesma impressão que os discípulos tiveram naquele momento de dor, às vezes também achamos que tudo acabou, que nossos sonhos morreram e estão sepultados, e só conseguimos sentir tristeza e desânimo.
Celebração: e cumprindo-se a palavra, eis que Jesus ressuscita dentre os mortos, vencendo a própria morte, mostrando a todos nós que tudo é possível se crermos nEle.
Ele mesmo nos diz em Mateus 28:18-20: “É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!”
E por isso celebramos, porque Ele continua conosco, todos os dias, até a eternidade!

Missão Kids - Profª. Simeia Azevedo
Publicado originalmente em: facebook.com/ADMissaoMaanaim/
20 de abril de 2019.

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Cultura | Interculturalidade

O post de hoje foi inspirado na página da minha amiga chinesa-brasileira-americana (rs) Li Yan, do canal "A Li Por Aqui", e trata de interculturalidade.


De acordo com a Wikipedia, a interculturalidade se refere à interação entre culturas de uma forma a favorecer seu convívio e integração, em uma relação baseada em respeito pela diversidade e no enriquecimento mútuo.



A interculturalidade tem como premissa o respeito pelas diferentes culturas, superando comparações entre o que não é comparável, e aceitando que cada lugar e cada povo tem suas próprias características.

Ainda de acordo com a lista da Wikipedia, podemos destacar alguns principais objetivos da proposta de interculturalismo:
  1. Compreender a natureza pluralista da nossa sociedade e do nosso mundo;
  2. Promover o diálogo entre as diferentes culturas;
  3. Compreender a complexidade e a riqueza das relações entre diferentes culturas, tanto no plano individual como no plano comunitário;
  4. Colaborar na busca de respostas aos problemas mundiais que se colocam nos âmbitos sociais, econômicos, políticos e ecológicos.
O diálogo entre diferentes culturas é o meio de possibilitar o enriquecimento mútuo de todas elas. Ninguém sabe o suficiente a ponto de não aprender nada em uma outra situação, partindo de diferentes pressupostos e com diferentes pontos de vista. 

Em uma conversa com o amigo pesquisador e professor Jeronimo Portes, falávamos sobre a complexidade da sociedade, e que mesmo se quiséssemos nunca conseguiríamos explicar o mundo em um plano simples cartesiano.

E isso vale para este contexto também: entender outras variáveis, outras culturas e outras possibilidades, ou pelo menos aceitar que elas existem é essencial para alcançar uma compreensão maior do mundo, e expandir seus próprios horizontes.


por S|A
Dicas de vídeo (:
Youtube: bit.do/Aliporaqui
    1) Introdução: a Li por aqui
    2) FASES DA IMIGRAÇÃO / SENTIMENTOS DO IMIGRANTE

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Livro | Gestão estratégica de pessoas na Administração Legal

Pesquisa realizada com advogados sobre preferências na carreira
Este artigo é um resumo do estudo que surgiu como um trabalho de levantamento de informações, pesquisa e benchmarking com advogados de escritórios e de departamentos jurídicos sobre preferências de carreiras, foi a apresentado como trabalho de fim de curso do meu MBA em Gestão de Pessoas e virou um livro publicado pela Novas Edições Acadêmicas.
Com o estudo pretende-se demonstrar a evolução da gestão estratégica de pessoas nas sociedades de advogados, bem como mostrar as melhores experiências de diversos escritórios, levando em conta os mais destacados meios de motivação, políticas de carreira, remuneração e também políticas de marketing jurídico, de acordo com as normas do código de ética da OAB. Para compor o cenário foram levantados alguns aspectos como a história das sociedades de advogados e da gestão legal no Brasil, e dos elementos globais que estão presentes na gestão dos escritórios: gestão de pessoas, abordando aspectos como motivação e liderança; e contextualizando a gestão de finanças, o marketing, o planejamento estratégico e a tecnologia da informação.
Os últimos anos foram acompanhados de mutações constantes e aceleradas no mercado de trabalho, trazendo muitas adequações na gestão de pessoas, tornando-a mais estratégica e mais alinhada com os objetivos do negócio, e essa atenção apareceu de forma destacada na primeira fase de entrevistas e levantamento de informações deste estudo, que tiveram seus dados comprovados na fase de entrevistas com os profissionais jurídicos.
Partindo do objetivo de levantar as melhores práticas da ação de recursos humanos e de possibilidade de carreiras no contexto da administração legal, identificando os fatores motivacionais deste cenário e considerando as ações da gestão estratégica de recursos humanos, as opiniões que mais pontuaram por parte dos advogados foram:
  • 1º: O oferecimento de um plano de carreira para o profissional;
  • 2º: A política salarial adotada. Alguns profissionais consideraram em observações estes dois primeiros itens como primordiais e complementares um ao outro;
  • 3º: Autonomia em tomada de decisões na equipe;
  • Na sequência, pontuam visibilidade dos assuntos tratados e aprendizado de novos temas, além de questões como ambiente de trabalho, política de feedback, flexibilidade, elemento que vem de encontro ao movimento de valorização do próprio estilo de vida, fenômeno que tem aparecido com cada vez mais frequência nos estudos de carreiras.
A maioria dos escritórios de advocacia tem trabalhado nas vertentes de oferecimento de um plano de carreira, agregação à remuneração com pacotes de benefícios, participação em entrevistas e publicações de artigos de assuntos específicos como forma de assumir o reconhecimento público o assunto, além de troca de informações e estímulo à gestão do conhecimento.
Em suma, uma efetiva gestão de Recursos Humanos implica em ter conhecimento do negócio, isso é o que ajuda na proposta de soluções e em uma gestão estratégica de resultados, conciliando todo o conjunto de fatores identificados como itens de motivação nas bancas de advogados, o que inclui o conhecimento sobre os estilos de liderança, alinhamento entre o perfil do colaborador e o perfil da sociedade ou da empresa, políticas de remuneração variável pautada em desempenho pessoal e no lucro do período, incentivos de atualização profissional e acadêmica, tudo isso analisado sob medida para cada sociedade, cada escritório.


Siméia Azevedo

Publicado originalmente em 01/04/19 em:
https://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI299030,31047-Gestao+estrategica+de+pessoas+no+contexto+da+administracao+legal

Obs.: Um exemplar físico do livro será sorteado em breve pelo portal Migalhas, participe! cadastre-se em:
https://www.migalhas.com.br/central-do-migalheiro

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Acontece | # Data Summit 2

Data Summit 2: A Era da Comunicação Baseada em Dados



Vivemos um momento de mudança de mindset, de framework mesmo. Os departamentos de business inteligence evoluíram, atualmente  trabalham embasando os departamentos de analytics, trazendo mais insights e decisões aos negócios com base nos dados coletados por histórico e por interação constante com o consumidor.
Essa maneira nova de trabalhar com  insights através dos dados também trouxe novos modelos de equipes de trabalho, mais flexíveis, mais multidisciplinares.

Na ultima semana, em 26 de março, aconteceu no espaço do InovaBra - Habitalks o # Data Summit 2 #, com painéis, cases e experiência de como algumas empresas estão aplicando e vivendo os avanços dessa realidade no trabalho.
Foram abordados pontos sobre as diferenças de a empresa 'nascer digital' e das barreiras para uma empresa tradicional se transformar culturalmente, e como o marketing tem evoluído com tudo isso, sobre campanhas, sobre trabalhos em conjunto com outros prestadores, e sobre novos mercados.

Claro que teve também SXSW Keynotes, afinal a galera queria discutir também um pouquinho do que aconteceu em Austin - EUA - na edição de 2019 deste mega evento.

Vivemos em uma época onde tudo está mudando, e muito rápido: o jeito de se fazer pesquisa, a aplicação da criatividade, o estilo de trabalho mais colaborativo e sem fronteiras... e provavelmente o que foi utilizado e dava resultado no passado não continua fazendo sentido neste novo cenário tão em ebulição.

De considerações finais, creio que os insights mais servem para refletirmos sobre este novo cenário, sobre os novos desafios (como a privacidade de dados) e as novas oportunidades (como as experiências customizadas) que os negócios poderão desbravar.

por S|A


Organizadores:  #JustALittleData
Vídeos do evento: https://youtu.be/E3FqNKJhdXM