Aconteceu nesta segunda-feira, 12 de março, no Insper em São Paulo a palestra de lançamento dos relatórios "Empregos e Crescimento: A Agenda da Produtividade" e "Competências e Empregos: Uma Agenda para a Juventude", pesquisas conduzidas e relatórios gerados pelo Grupo Banco Mundial.
Vivemos um momento de transição entre um modelo econômico e outro. O mundo mudou, valor das commodities caiu, o país está envelhecendo.
Muitas mudanças, mas velhos problemas ainda persistem.
Um dado alarmante refere-se aos jovens: cerca de 52% encontram-se em situação de desengajamento econômico. Educação deveria ser prioridade nessa discussão: sem educação, não se consegue elevar o patamar de inclusão desses jovens na sociedade, nessa sociedade que, aliás, já está suficientemente difícil de ser realmente inserido.
Mas voltemos à questão da educação, sem educação de nível básico e médio de qualidade estamos sujeitos a ter um grande problema: uma geração de desengajados.
Nessa conversa é imprescindível a discussão de políticas públicas para inserção de melhorias na educação, inclusive investindo e incentivando a formação de educadores, considerar a possibilidade de parcerias com a iniciativa privada, e trabalhar para desenvolver nos jovens estudantes competências socioemocionais e desenvolvimento de capacidade cognitiva.
No cenário atual, uma oficina de profissões pode até dar um norte, mas pode já não ser o suficiente, visto que a demanda por novas profissões também estão surgindo a uma velocidade nunca antes vista.
Certamente precisaremos pensar novos modelos de educação, inclusive para acompanhar a realidade dos novos modelos de negócio que já estão surgindo no modelo da indústria 4.0.
Essa discussão é só uma parte do iceberg.
Para acessar o relatório completo: http://www.worldbank.org/pt/country/brazil
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