sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Apresentações em Público



As apresentações em público são recursos comuns para demonstrar novos serviços ou apresentar estudos, e para que elas sejam realmente eficazes podemos seguir algumas recomendações:
  • Fase preparatória: pratique a oratória, estude e tenha domínio sobre o assunto a ser apresentado.
  • Inicie com um cumprimento ao público e breve apresentação pessoal.
  • Ainda no início, prenda a atenção da plateia destacando qual a importância ou relevância do assunto a ser apresentado, utilize uma frase de ‘impacto’.
  • Não se desculpe por possíveis erros, aja com naturalidade.
  • Seja sucinto, evite prolongamentos desnecessários de assunto ou de exemplos.
  • No decorrer da apresentação, continue engajando a plateia, demonstrando confiança e entusiasmo nas afirmações feitas.
  • Mantenha a postura: gestos comedidos, passos suaves, bom tom de voz e entonação variando conforme evolução do assunto, lembrando que a linguagem não verbal ajuda e muito na empatia com a plateia.
  • Para manter a atenção da plateia olhe diretamente para as pessoas, faça movimentos mas também pausas estratégicas, faça perguntas retóricas, para chamar sua plateia ao desenvolvimento do assunto exposto.
  • Na conclusão sintetize a essência da apresentação e termine com uma reflexão.
 Apesar de todas as recomendações acima, existem os itens que atrapalham o bom desenvolvimento de uma apresentação em público: 
  • Nervosismo: segundo uma pesquisa conduzida pelo NUBE – Nucleo Brasileiro de Estágios em 2013, o nervosismo foi apontado por 34% dos entrevistados como o principal vilão de uma apresentação em público entre os profissionais mais juniores.
  • A timidez também foi citada como obstáculo, pelo fato das pessoas associarem a timidez à inabilidade de falar em público. Apesar disso, se um tímido articula bem as ideias ele tem sucesso na apresentação. Na verdade os extrovertidos são mais articulados por uma questão de treino, pois falam mais naturalmente e desenvolvem mais essa habilidade.
  • Não ter domínio suficiente do assunto e se atrapalhar ou não conseguir passar confiança diante de alguma pergunta ou situação inesperada.
  • Não conhecer o perfil do público da plateia e utilizar linguagens que não os envolva ou que não desperte interesse e atenção.
  • Falta de interação com a plateia.
  • Despreparo diante de uma situação de improviso.
Transportando a apresentação em público para o cenário corporativo, onde o líder está apresentando a nova estratégia do semestre para uma equipe regional, por exemplo, destacamos o papel do líder em saber conduzir esse evento, pois isso é que dará tom ao engajamento: se ele passar segurança sobre o que está falando cultivará segurança nos liderados, se ele demonstrar atenção e empatia com a equipe a aceitação do que está sendo proposto ou apresentado tende a ser melhor.

Por Siméia Azevedo

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