15 de outubro é o dia em que comemoramos o Dia dos Professores, data que homenageia os profissionais de ensino, tão elementares para a sociedade.
Mas como essa data comemorativa surgiu no Brasil?
A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras (hoje, equivalente ao ensino fundamental) em todos os vilarejos e cidades do país.
Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.
Tempos depois, em 1947, professores paulistas tiveram a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.
Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, aprovado pelo então presidente João Goulart.
A todos os professores que em algum momento de nossas vidas contribuíram para que pudéssemos avançar de fase, uma carinhosa homenagem do blog.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário