Neste livro escrito em 14 capítulos, o autor conta através da narração de uma história detalhes que fizeram e fazem a Disney ser tão poderosa e bem sucedida.
Uma das primeiras lições reportadas pelo livro é referente à concorrência. "Quando a concorrência for mais eficiente, elevando a satisfação dos clientes melhor do que na sua empresa, você poderá ter prejuízo com essa competição" (ainda que essa concorrência não seja do mesmo segmento que o seu). E essa colocação leva à primeira lição: "Concorrente é qualquer empresa com a qual o cliente o comparará".
A segunda lição diz respeito a um aspecto muito comentado em todos os estudos de caso referente à Disney World: "uma fantástica atenção aos detalhes." As pequenas coisas levadas em conta conjuntamente fazem uma grande diferença. Um mundo que materializa sonhos em realidade leva em consideração cada detalhe, cada item manuseado e representado com excelência, cada sorisso e tratamento cordial. Essa atenção aos detalhes faz parte da cultura da instituição. A cultura é tão clara, forte e enraizada que leva à lição seguinte: "todos mostram entusiasmo".
Toda vez que um integrante te oportunidade, ajuda a criar uma atmosfera de ainda mais valor para o cliente e também para a marca. Endossando essa frase, muitas vezes o modo como fazemos as coisas ressoa mais alto do que as palavras que pronunciamos.
A próxima lição explorada no livro diz respeito à importância de ouvir o seu cliente, com diferentes e múltiplos postos de escuta. Pesquisas, opiniões espontâneas e observação. Tudo é válido e importante para saber se você está conseguindo entregar real valor para seu cliente. Outro ponto importante: ouvir também as informações coletadas pelos funcionários.
Outra lição apresentada é a da manutenção da magia, com recompensa, reconhecimento e comemoração, e a importância do feedback e feedfoward para as ações. Sem esse acompanhamento podemos ter consequências no comprometimento.
Nos bastidores, a essência precisa se manter da mesma forma como a empresa se apresenta: tod@s as pessoas são importantes.
O livro é um breve "passeio" pelos bastidores e um resumo do 'jeito Disney de cativar clientes'. A história traz insights para todos os segmentos de negócios, já que ouvir os clientes e ser recomendado por el@s é o desejo de todas as marcas e empresas.
Para finalizar este texto, uma icônica e inspiradora frase do fundador:
"Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tiver coragem de persegui-los"
Walt Disney
'Nos Bastidores da Disney'
Autor: Tom Connellan.
Publicação: Editora Saraiva
Resenha por S|A
Nenhum comentário:
Postar um comentário