sábado, 18 de novembro de 2017

Negócios | A Era das 'Techs'

                                                
Na era da sociedade digital, fluidez e velocidade se tornam não só essenciais, mas também pré-requisitos para a propositura de novos produtos e novas tecnologias. Neste contexto, as fronteiras entre os conhecimentos e os serviços, que já foram tão delimitados, começam a ficar mais permeáveis e mais suscetíveis a mudanças e a uma veloz adaptabilidade, cenário perfeito para o surgimento expressivo das techs, ou das Technologies,  que designam empresas de negócios já estabelecidos no mercado hibridizadas com o aprimoramento e escalabilidade trazidos pela aplicação da tecnologia, como tem sido os casos:
  •          das famosas Fintechs, que buscam trazer a eficiência e a acessibilidade através da tecnologia no mundo das soluções financeiras;
  •          de Logtechs, que trazem soluções de base tecnológica para o setor logístico, e já estão na mira de aproveitamento pelas grandes do varejo;
  •         das Edtechs que tem, entre outras coisas, inserido um conceito de ludicidade à base da tecnologia na educação, tanto infantil e acadêmica quanto profissional ou corporativa,  e entre várias outras áreas.
  •         Até mesmo o Direito, com suas bases no longínquo Direito Romano antes mesmo do início do Anno Domini da Era Cristã, está passando pela hibridização com a tecnologia e oferecendo novas soluções auxiliares ao universo jurídico através das Lawtechs e Legaltechs, que tiveram sua representatividade instituída no Brasil pela AB2L oficialmente  neste ano de 2017.
O movimento de digitalização dos negócios não é assim tão recente. Nos Estados Unidos, se estuda a integração Direito + Inteligência Artificial desde meados da década de 1970.
No Brasil, há pelo menos duas décadas se discute sistematização e digitalização na advocacia e no judiciário, mas muito do que vinha sendo criado até então era mais vinculado a uma melhora de processamento, guarda e acesso a informações digitais do que a novos modelos de pensar os negócios, e essa tem sido a disrupção trazida pelas Lawtechs e Legaltechs.
Isso converge para as questões discutidas nas macrotendências mundiais, entre elas as tecnologias exponenciais e a reconfiguração do trabalho, o que também traz forte a discussão da necessidade urgente de se reavaliar as formas de incentivo ao aprendizado, a multidisciplinaridade e a integração entre soluções dispostas por áreas diversificadas do conhecimento. As profissões não estão estanques neste cenário, mas a necessidade de bons profissionais em todas as áreas de negócios, entre elas do Direito, perdurarão.

A pauta Lawtechs e Legaltechs tem transbordado o universo jurídico e da programação em TI e têm chegado também aos estudos de Administração, Gestão e Cibercultura. Este estudo mesmo é apenas um recorte de trabalhos completos que serão apresentados em congressos de estudos de novos negócios em breve, e certamente teremos  novidades exponenciais em um futuro muito próximo.

S.Azevedo

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Acontece | FESTEMP 2017


Aconteceu no último domingo, 12/11, o FESTEMP - Festival de Empreendedorismo 2017 da FIESP, na inspiradora Avenida Paulista.


Entre painéis e workshops de empreendedorismo, tecnologias, ecossistemas de startups, Indústira 4.0 e futuro do trabalho, destaco um insigth especial de cada speaker do painel Top Voices Linkedin: Construção da sua imagem através das sua ideias:
  • Em um mundo cada vez mais difícil de ser autêntico, seja transparente! a transparência de posicionamento e na exposição de suas ideias de ajudam nessa empreita. Edney Souza, Professor e Palestrante
  • Compartilhe histórias e aprendizado, tenha sempre um plano B, faça networking, leia e estude mais, tenha sua marca pessoal. Flavia Gamonar, Professora e Empreendedora
  • Seja Feliz, Trabalhe, Tenha Sucesso. Começando: tenha gratidão, sorria e faça sorrir, espalhe gentileza e engrandeça relações. João Pacífico, CEO Grupo Gaia
  • Sucesso não é um acontecimento. Sucesso é um processo. Marc Tawil, Jornalista
  • Propósito nas suas ações e no trabalho. O que você está fazendo faz sentido? Murillo Leal, Jornalista
  • Em tempo de redes sociais ubíquas, nossos negócios e nós estamos o tempo todo sendo observados. Paulo SilvestreJornalista e Professor.

Teve também Drone Experience, Batalha Artística, Escape Game (participei! :D ) e atendimento Sebrae. Vale a pena deixar o evento no radar para participar na próxima edição.

S.Azevedo

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

TECH | São Paulo Tech Week 2017


De 5 a 12 de novembro São Paulo recebe uma série de eventos e discussões voltadas à tecnologia: é a

São Paulo Tech Week, ou simplesmente SPTW :)
De eventos gratuitos a pagos, de picths a workshops, de experiências de marketing a oficinas, tem para todos os tipos de TechLovers.

Entre as várias atrações:

IT FORUM EXPO, evento âncora da São Paulo Tech Week, festival que celebra o DNA criativo, inovador e empreendedor de São Paulo,acontece entre os dias 7 e 8 de novembro no Transamérica Expo Center, Santo Amaro. É uma pedida e tanto para a comunidade de TI.

BRAIN Club: o espaço Brain Club também irá receber reuniões da Tech Week, entre elas destaco a de Branding (porque sempre precisamos lembrar da marca que queremos deixar), oficina de Design Thinking e a de Lawtechs e o Futuro da Advocacia, organizada pela AB2L. Para participar basta se inscrever pelo Sympla ou a partir do site que está no final deste texto.

Centro Paula Souza e FIAP, entre outras instituições de ensino, também participam com talks super legais!

E não podiam estar de fora os espaços do CUBO e CAMPUS! recebendo encontros que falam desde Carreiras do Futuro até Fintech Day.

A agenda completa dos eventos com locais, horários e como se inscrever pode ser acessada em: www.saopaulotechweek.com

Nos vemos por lá!

S|Azevedo