segunda-feira, 11 de julho de 2016

Série Ferramentas de Gestão - Manualização

A Manualização é um recurso estudado em OSM (Organização, Sistemas e Métodos) e consiste no estudo de elaboração e utilização de manuais.  
Manual é o conjunto ou a coleção sistemática de normas, diretrizes, políticas, objetivos, instruções e orientações que indicam para seus leitores o que deve ser feito, como, quando, quem deve fazer e por que é feito.
Desde cedo estamos familiarizados com a leitura de manuais, mas como considerar o que é importante e sistematizar as informações parta elaborar um manual?
O objetivo de um manual é permitir a reunião das informações de forma sistematizada, para isso deve-se considerar sua finalidade, que pode ser TÉCNICA, como manuais de manutenção de máquinas e equipamentos, manuais de operacionalização de máquinas e equipamentos mecânicos ou eletrônicos, manual de terminologia técnica ou manuais de processos de produção, ou pode ser com finalidade ADMINISTRATIVA, voltada para políticas e diretrizes, manuais organizacionais, de normas, procedimentos e assuntos afins.
No grupo de vantagens da manualização destacamos o auxílio na fixação de critérios e padrões para o bom desempenho da atividade ou do produto em questão, minimização de dúvidas e otimização dos processos. O lado negativo do manual é que no geral eles são pouco flexíveis, e apesar de auxiliar e direcionar atitudes e situações, eles não contém a solução ou as respostas para absolutamente todas as dúvidas que podem surgir diante de situações fora do padrão.
Para a redação também devem ser considerados: Apresentação e contextualização; Definição do processo e seus objetivos; Observação e validação dos tópicos levantados; Diagramação, considerando as variáveis para edições eletrônicas e impressas, seguindo as normas da ABNT quando necessário.
Os manuais fazem parte das ferramentas de gestão das organizações, e como tal eles devem ser planejados, pensados e repensados com os padrões da organização. Ainda, eles devem ser documentos que subsidiam a realização dos trabalhos, serem escritos com a linguagem mais direta possível, de forma que estejam ao alcance de seu público.
Os manuais podem e devem ser combinados com outras ferramentas de gestão para aprimorar a comunicação e a organização de informações.

No próximo post falaremos sobre outra ferramenta que compõe esta série: a utilização e a elaboração de formulários. Até!

S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário