A
educação corporativa veio de uma evolução da qualificação que possui foco no
processo para a competência e resultados, e se representa nas organizações através da chamada universidade corporativa, que
funciona como uma entidade educacional estratégica que conduz atividades que
cultivam o aprendizado e o conhecimento. De acordo com estudos, a universidade corporativa é um sistema estratégico e
integrado de formação de pessoas, e para seus resultados serem efetivos devem
passar por revisões periódicas, e o envolvimento dos
líderes em todas as etapas do projeto é crucial para o seu sucesso. Paralelamente
à prática de educação corporativa, caminha em muita proximidade a prática da
gestão do conhecimento. Todavia essas duas vertentes se distinguem essencialmente caracterizando a
gestão do conhecimento como um aprendizado espontâneo no próprio ambiente de
trabalho e a educação corporativa como um conjunto de ensinamentos direcionados
para se desenvolver alguma competência.
O
aprendizado com o ambiente é inclusive uma das dimensões da gestão do conhecimento
definido por Terra (2005), que o dividiu em aprendizado por meio de alianças (por
exemplo alianças entre iniciativas públicas, privadas, universidades) e
aprendizado com clientes - e temos aqui um bom exemplo, o CRM, uma vez que a maior parte das ideias para a
inovação se origina da sugestão e a junção das informações que integram o que
ele chamou de inteligência competitiva, o que explica também porque softwares
que integram informações, como é o caso do CRM, são tão utilizados no âmbito de
identificar as tendências e as necessidades do mercado.
Por
sua vez, a prática da educação corporativa está mais voltada a treinamentos e a
disseminação de práticas para o desenvolvimento. Utilizando o exemplo do CRM
citado acima, seria possível através do software identificar algum campo onde é
necessário uma maior atenção e criar
um programa para se desenvolver uma maior facilidade de esgotar dúvidas e
minimizar problemas com os clientes em apenas um atendimento, nesse caso
trabalhando uma competência de comunicação e resolução de problemas. Noe e Hollembeck (2005) citou o treinamento focado em competências para aumentar a performance de colaboradores em um exemplo vivenciado dentro de uma empresa multinacional na contratação de estrangeiros, uma vez que os costumes precisavam ser trabalhados e equiparados(...).
O assunto é extenso, e ainda há bastante a percorrer no campo de trabalho para novos estudos e desenvolvimentos em Gestão de Conhecimento e Educação Corporativa.
por Siméia Azevedo
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