segunda-feira, 27 de março de 2017

Eventos | Direito & Tecnologia

Aconteceu no último 25 de março no Campus PUC-SP de Ciências Exatas e Informática o evento Digital Rights Summit, com o intuito de discutir as novidades no mundo do Direito Digital sob o ponto de vista profissional e regulatório, as facilidades geradas pela tecnologia e os novos desafios enfrentados nesta nova realidade.

O painel de abertura foi com o Dr. Demi Geischko, um dos grandes responsáveis pela implantação da internet e do protocolo TCP/IP no Brasil, atualmente conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br e Diretor do Núcleo de Informação e Coordenação do ponto BR - NIC.br.

Na sequência, interessantes exposições com profissionais da área jurídica e da área técnica  e engenharias, com debates sobre a Inteligência Artificial e seu impacto nas profissões, em especial nas jurídicas; questões de segurança de dados na internet: haters e bots de controle; além da importância dos sistemas de dados abertos e da utilização destes dados para atividades de Gestão por parte do Estado.

A data marcou também o lançamento da plataforma em creative commons do grupo www.digitalrights.cc como a primeira plataforma aberta do país sobre Direito Digital.
Para acompanhar os próximos encontros do grupo, além da plataforma é possível também integrar o grupo do Telegram e do Meetup: https://www.meetup.com/pt-BR/DireitoDigital/

;)
S.Azevedo


quarta-feira, 1 de março de 2017

Dicas | Melhore seu Tempo de Estudo - parte II

Confira essas dicas de especialistas no assunto e aprimore seus conhecimentos:

- Aulas: familiarize-se com o assunto antes da aula. Sempre que for possível leia o material antes da aula, pois isso facilitará a compreensão do assunto e aumentará o nível do aprendizado, o que ajudará a economizar tempo depois.

- Anotações: anote as ideias principais durante a aula. O simples fato de anotar já auxilia na compreensão do assunto, além de servir de memória resumida do que foi dito. Pequenas ilustrações e a utilização de cores diferentes também podem auxiliar.

- Mapas mentais: é um método de organização visual que se utiliza de palavras-chave, cores, imagens e símbolos que são agrupados de maneira coerente, formando uma espécie de quadro resumo que conecta a ideia central e seus pontos principais. Pode ser utilizado como um esquema de anotação.

- Estude utilizando vários canais: além da audição da aula, pratique com a escrita, capturando a ideia e transcrevendo com suas palavras, com a leitura, e até com estudos de grupo, uma vez que explicando o tema para outros também aprendemos através do debate. Em suma, aprendemos vendo, ouvindo, falando, lendo, fazendo, escrevendo... e quanto mais combinações, melhor.

- Leitura de livros: uma dica legal para fixar ideias principais de um livro ou de um capítulo é redigir um ensaio sumariando as ideias principais do autor.

- Pesquisas: ao realizar pesquisas utilizando livros e principalmente a internet, sempre confira a veracidade da fonte consultada ou do autor e do texto em mais de uma página ou site. Em especial na internet, é importante que se verifique a veracidade das informações.

- Aumente suas fontes de referência: ler assuntos parecidos e fazer novas conexões ajuda tanto a reforçar o assunto principal aprendido como a relacioná-lo com outros conceitos, lembrando que na teoria da aprendizagem o contexto nos ajuda na compreensão do assunto.

Essas  foram a parte 2 das dicas de estudos do Blog. Tome nota do que é mais aplicável para você e mãos à obra! ;)