Confira essas dicas de especialistas no assunto e aprimore seus conhecimentos:
- Estudar ouvindo música: para assuntos mais corriqueiros ouvir música pode até ajudar, mas para temas novos e mais difíceis o ideal é o silêncio em um bloco de tempo sem interrupções.
- Momento e lugar: não há regra predefinida, você deve identificar o momento do dia e o lugar em que você consegue se concentrar melhor e em que o tempo de estudos renda mais.
- Organize seu tempo: neste item, as tasks lists podem ajudar bastante. É interessante fazer uma lista com tudo o que precisa ser feito, e em seguida estabelecer os níveis de prioridade. Haverá tarefas importantes e tarefas urgentes, que deverão ser cumpridas primeiro. Mas o grande lance aqui é não esperar demais para iniciar o importante, senão ele virará urgente e talvez não haja tempo hábil para cumpri-lo com a excelência necessária, por exemplo o tempo de estudo para aquela prova com um assunto super complicado.
- Disciplina: a disciplina nos estudos é um hábito que precisa ser adquirido. Nem sempre estaremos com vontade de sentar e focarmos em um assunto por determinado tempo. Mas a disciplina é isso, é fazer o que precisa ser feito mesmo quando não se está com vontade.
- Intervalos: separar tempo para o estudo é essencial, mas um intervalinho estratégico auxilia o cérebro a descansar e a retornar a atenção.
No segundo post da série: mais dicas sobre leituras e anotações :)