Benchmarking é uma ferramenta de grande utilidade para a gestão organizacional. É centrada na premissa de explorar, compreender e analisar soluções de uma empresa, que pode ser do mesmo ramo de atuação ou de outro ramo, com o intuito de repensar e aplicar melhorias na própria organização.
O benchmarking quando bem explorado colabora em muito para o aperfeiçoamento de processos organizacionais, produtos e serviços.
O processo de estudo e de levantamento das informações se dá de maneira contínua, sistematicamente estruturada, organizada de forma analítica. É um processo de investigação de dados para revertê-los em resultados.
O benchmarking pode ter um enfoque interno - isto é, o objeto de estudo e a aplicação das melhorias acontecem dentro da mesma organização; pode ser competitivo - o objeto de estudo são empresas concorrentes entre si; e funcional ou genérico - isto é, as organizações que são reconhecidas como tendo os mais avançados produtos, serviços ou processos são objeto de estudo entre elas ou para outras empresas.
Como esta ferramenta trata de avaliação de processos internos das empresas, é importante ressaltar a existência do código de ética nos estudos para que as relações de parceria sejam leais. O código se baseia na troca, na confidencialidade, no uso adequado das informações obtidas, formando assim uma compreensão e uma nova ação, impulsionando muitos processos criativos e inovadores.
S.A.