O Curriculum Vitae é o resumo da apresentação que vale como uma porta de entrada para oportunidades, seja de ingresso profissional em uma empresa ou para admissão em uma instituição de ensino. No CV sempre deve conter:
1) Nome completo, seguido de breves dados pessoais e dados para contato, como endereço, telefones e email. Para quem possui perfil no LinkedIn ou Curriculum na plataforma Lattes, os links também podem ser indicados.
2) Objetivo - sempre deve conter um ou no máximo dois objetivos no CV. O Objetivo é a área de atuação almejada, por exemplo, Assistente Administrativo ou Analista Financeiro. Nos casos de CV para admissão acadêmica, o objetivo deve ser a admissão no curso especificado.
3) Formação – Na formação deve constar a escolaridade e também os cursos, que podem ser os profissionalizantes ou os de curta duração. Conforme grau de experiências e número de cursos, este item pode ser subdividido em Formação Acadêmica e Cursos e Palestras, por exemplo.
4) Experiência Profissional – Neste item deve constar um breve histórico das experiências profissionais anteriores. Caso você esteja ingressando no mercado de trabalho agora, não há problemas colocar que está em busca da primeira oportunidade ou do primeiro emprego.
5) Idiomas – se além da língua nativa você tiver conhecimentos de Inglês, Espanhol ou de qualquer outro idioma, sinalize em seu CV.
6) Trabalho Voluntário e Projetos – Se você participa de algum trabalho voluntário, ou se engajou em algum projeto social ou acadêmico, identifique-o em seu CV, isso o valorizará.
No próximo post da série veremos as dicas
para quem quer atualizar o CV para mudança de carreira, não perca!
Por: Siméia Azevedo